COMPARTILHE ESSA PUBLICAÇÃO

Apesar de parecer simples, montar um prato saudável não é uma tarefa muito fácil. Saiba como organizar o seu prato de maneira correta. Vale lembrar que grande parte da população brasileira tem uma alimentação rica em produtos calóricos e de baixo teor nutritivo, ultrapassa o consumo ideal de gordura saturada (prejudicial para saúde), e que menos de 10% dela consome os 400 gramas diários de frutas, verduras e legumes recomendados pela Organização Mundial da Saúde. 

Saiba como organizar o seu prato de maneira correta. Segue algumas dicas: 

– 50% do prato deve ser preenchido com as hortaliças cruas ou cozidas (cenoura, beterraba, chuchu, abobrinha, berinjela, couve flor, brócolis, quiabo, etc).  

– 25% do prato com carboidratos, alimentos dos grupos dos cereais como arroz e farinha, ou tubérculos como batata e mandioca, mais 1 porção de leguminosas (grão de bico, feijão, lentilha); 

– 25% do prato com uma proteína (carne vermelha, frango, peixe, ovo) – porém dar preferência para as carnes magras, com menor teor de gordura. 

– Faça um prato bem colorido pois assim você estará consumindo alimentos variados e ricos em todos os nutrientes, sem risco de ter alguma carência nutricional. 

Importante ressaltar que dependendo do objetivo de cada um, a quantidade de alimento de cada grupo pode mudar; por exemplo: para a hipertrofia muscular é interessante ter um aporte proteico maior, já para a redução de gordura corporal/emagrecimento será importante diminuir o teor de carboidrato e gordura da alimentação. Procure um profissional e colha os benefícios de um prato saudável no seu dia a dia!  

Gostou da dica de hoje? Agora que você já sabe como organizar o seu prato, compartilhe essa informação com um amigo.

Clique aqui e veja mais dicas como essa.