COMPARTILHE ESSA PUBLICAÇÃO

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no google
Compartilhar no whatsapp
Uma linha completa de materiais com informações
úteis para que você se mantenha atualizado.

Apesar de parecer simples, montar um prato saudável não é uma tarefa muito fácil. Saiba como organizar o seu prato de maneira correta. Vale lembrar que grande parte da população brasileira tem uma alimentação rica em produtos calóricos e de baixo teor nutritivo, ultrapassa o consumo ideal de gordura saturada (prejudicial para saúde), e que menos de 10% dela consome os 400 gramas diários de frutas, verduras e legumes recomendados pela Organização Mundial da Saúde. 

Saiba como organizar o seu prato de maneira correta. Segue algumas dicas: 

– 50% do prato deve ser preenchido com as hortaliças cruas ou cozidas (cenoura, beterraba, chuchu, abobrinha, berinjela, couve flor, brócolis, quiabo, etc).  

– 25% do prato com carboidratos, alimentos dos grupos dos cereais como arroz e farinha, ou tubérculos como batata e mandioca, mais 1 porção de leguminosas (grão de bico, feijão, lentilha); 

– 25% do prato com uma proteína (carne vermelha, frango, peixe, ovo) – porém dar preferência para as carnes magras, com menor teor de gordura. 

– Faça um prato bem colorido pois assim você estará consumindo alimentos variados e ricos em todos os nutrientes, sem risco de ter alguma carência nutricional. 

Importante ressaltar que dependendo do objetivo de cada um, a quantidade de alimento de cada grupo pode mudar; por exemplo: para a hipertrofia muscular é interessante ter um aporte proteico maior, já para a redução de gordura corporal/emagrecimento será importante diminuir o teor de carboidrato e gordura da alimentação. Procure um profissional e colha os benefícios de um prato saudável no seu dia a dia!  

Gostou da dica de hoje? Agora que você já sabe como organizar o seu prato, compartilhe essa informação com um amigo.

Clique aqui e veja mais dicas como essa.

Leia também