Afinal, qual o segredo para uma vida longa? Uma vida cheia de nutrição e saúde podem ajudar na longevidade! Sabemos que uma alimentação equilibrada associada à prática de exercícios físicos regulares e à inteligência emocional são a chave para se ter uma vida longa e saudável. Embora a genética tenha um papel importante neste contexto, os hábitos de vida são fatores determinantes. Além disso, a promoção da saúde mental / relações sociais exerce papel importante no retardo do processo de envelhecimento, auxiliando na manutenção do peso adequado e do sistema imunológico. Pessoas estressadas comprometem a renovação das células presentes no corpo, e consequentemente a expectativa de vida.
Ter consciência do que ingerimos é fundamental: o consumo excessivo de fast food por exemplo, contribui não só para a obesidade, mas também para o aparecimento de doenças crônicas. Por outro lado, o consumo de frutas e hortaliças – alimentos ricos em nutrientes com ação antioxidante como vitamina C, E, carotenoides e polifenóis (com destaque para o resveratrol) – pode ser um reforço para a resistência ao estresse oxidativo causado em especial pelo envelhecimento e exposição a radiações ultravioletas. Outro nutriente interessante é o ômega 3, presente em alguns tipos de peixes; ele ajuda a combater radicais livres produzidos de forma natural pelo nosso corpo, além de auxiliar na redução de doenças degenerativas, como é o caso da Doença de Alzheimer.
Portanto, quando pensamos em longevidade, é necessário ter um estilo de vida saudável: praticar atividade física regular, buscar uma alimentação equilibrada e natural, evitar o fumo e a bebida alcoólica em excesso. Assim, o caminho para uma vida longa com saúde e qualidade de vida estará traçado. Como estão seus hábitos de vida? Alimentação? Frequência de atividade física? Topa começar a cuidar do seu futuro agora? Não perca mais tempo e agende a sua consulta.